CAD e PODEMOS de Nacala exige libertação de MC Bandeira e esclarecimento do assassinato de Elvino Dias

Nacala, 20 de outubro de 2024 – O delegado distrital da CAD e PODEMOS, Ali, emitiu hoje uma declaração de indignação face aos recentes acontecimentos que têm abalado o partido. Entre os principais motivos de revolta, está a morte do advogado Elvino Dias, aliado próximo de Venâncio Mondlane (VM7), e a prisão do irmão do partido, MC Bandeira.

Em vez de aderirem à greve geral, convocada em outras partes do país para o dia 21 de outubro, Ali afirmou que Nacala irá focar-se na luta pela libertação de MC Bandeira e no pedido de esclarecimento do assassinato de Elvino Dias. "Sabemos que vencemos estas eleições e, por isso, pedimos à Comissão Nacional de Eleições (CNE) que no dia 24 de outubro reponha a legalidade, para evitar mais tragédias como esta", declarou o delegado distrital, num apelo claro à revisão dos resultados eleitorais.

Ali também apelou ao Presidente da República, Filipe Nyusi, para que tome medidas imediatas. "Pedimos ao Presidente que liberte Bandeira e esclareça este trágico acontecimento. Moçambique é de todos nós", frisou.

A decisão de Nacala de não aderir à greve nacional foi destacada como um gesto pacífico, no intuito de preservar princípios que, segundo o delegado, vão além da manifestação. "Saúdo o nosso herói, engenheiro VM7, e reafirmo que esta luta é de todos. Nacala escolheu um caminho pacífico, sem aderir à greve, para proteger alguns princípios", concluiu Ali.

O assassinato de Elvino Dias, ocorrido em 19 de outubro em Maputo, tem gerado grande comoção no país, sendo considerado por muitos como um crime de motivação política. No entanto, a polícia sugeriu que razões conjugais poderiam estar por trás do assassinato, uma tese que foi fortemente criticada por lideranças do PODEMOS, como Manuel de Araújo, edil de Quelimane.


O ambiente político em Moçambique, após as eleições de 9 de outubro de 2024, continua tenso, e as exigências de justiça e transparência aumentam, particularmente entre os apoiantes do PODEMOS.

Moçambique, segundo as palavras de Ali, vive um momento delicado, e o futuro próximo poderá determinar o rumo das tensões políticas no país.

Redação: Índico News – Radar Magazine MZ®|| Fonte: VM7 Mídia|| Imagem: Arquivo Radar

Junte-se ao Canal de notícias do WhatsApp e fique a par dos acontecimentos que marcam a atualidade: https://whatsapp.com/channel/0029VafrN6E8aKvAYGh38O2p
Postagem Anterior Próxima Postagem