A FRELIMO está na dianteira da contagem de votos no distrito de Nampula, com uma vantagem considerável sobre os seus concorrentes. Com cerca de 60% dos votos já apurados, o partido, representado pelo seu candidato Daniel Chapo, mantém-se à frente, seguido pelo PODEMOS, cujo candidato é Venâncio Mondlane. A RENAMO e o MDM ocupam, respetivamente, as posições subsequentes na corrida eleitoral.
No entanto, o processo de contagem de votos foi abruptamente interrompido após a detenção do director distrital do STAE e dois dos seus adjuntos. Os três são acusados de desvio de mais de um milhão de meticais, verba destinada ao pagamento dos Membros das Mesas de Votação (MMVs). O caso está a gerar grande comoção, dado o impacto que pode ter sobre a integridade do processo eleitoral.
O escândalo reforça as preocupações com a gestão dos recursos durante o período eleitoral, num momento crítico em que os olhos estão voltados para os resultados que definirão o futuro político do distrito.
Junte-se ao canal de notícias em tempo real sobre acontecimentos que marcam a atualidade do país e do mundo, Radar Magazine - MZ, no WhatsApp, através da hiperligação abaixo: https://whatsapp.com/channel/0029VafrN6E8aKvAYGh38O2p