O Ministério da Defesa Nacional (MDN) desmentiu as acusações de que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) estariam envolvidas em atrocidades no distrito de Afungi, província de Cabo Delgado. Segundo o comunicado emitido pelo MDN, as notícias divulgadas por alguns órgãos de imprensa internacional são falsas e têm o objetivo de desacreditar os esforços do governo no combate ao terrorismo na região.
As alegações mencionam que as FDS teriam praticado abusos contra civis durante as operações de combate aos grupos insurgentes em Afungi, área onde estão localizados projetos de exploração de gás natural. No entanto, o MDN reafirmou que as operações das forças de segurança seguem os padrões de direitos humanos e que qualquer denúncia de má conduta será investigada de forma rigorosa.
Cabo Delgado tem sido palco de intensos conflitos devido à insurgência jihadista, e a região de Afungi, em particular, tem importância estratégica devido aos projetos de gás, tornando-se uma área sensível no conflito. O governo de Moçambique insiste que suas forças estão empenhadas na proteção das comunidades locais e na restauração da paz e segurança, rejeitando categoricamente as acusações de violação dos direitos humanos.