Clemente Carlos denuncia ameaças e responsabiliza Egídio Vaz: “Se algo me acontecer, o culpado será ele”


Clemente Carlos, jornalista e activista social da TV Sucesso, encontra-se no centro de uma polêmica após receber duras críticas de Egídio Vaz, aspirante político da FRELIMO. Vaz publicou uma declaração nas redes sociais, sugerindo que a emissora deveria reavaliar o horário de Clemente Carlos, acusando-o de mistura de activismo político com jornalismo. Na sua publicação, Egídio Vaz afirmou:
A TV Sucesso devia escalar o Clemente Carlos para um outro horário. Ele não esconde a sua paixão político-partidária e é ativista pro-uma coisa concreta. Quando aparece logo pela manhã e em dias difíceis, onde Moçambique busca a Paz, dá a impressão de que a TV Sucesso endossa essa confusão [...] Está difícil separar jornalismo do ativismo. Às vezes, dá a impressão de que a TV Sucesso está sendo usada como veículo ao serviço de paixões concretas.
Vaz chegou a comparar a atuação de jornalistas durante o genocídio de Rwanda, alertando para o perigo de tais comportamentos: "Foi assim que o genocídio de Rwanda aconteceu. Jornalistas na Rádio e Televisão a coordenar o ódio e indicando pontos de fogo. Usemos o jornalismo para a Paz."

Em resposta, Clemente Carlos fez uma transmissão ao vivo, onde rebateu as acusações e afirmou que vinha recebendo ameaças de perder o emprego desde a semana passada. Segundo Clemente, essas ameaças estariam ligadas a Egídio Vaz, o qual ele responsabilizou publicamente: "Se por ventura acontecer algo comigo, o culpado será Egídio Vaz."

O caso tem gerado grande repercussão, com discussões sobre liberdade de imprensa e o papel dos jornalistas no atual cenário político moçambicano.


Redação: Índico News – Radar Magazine MZ®|| Imagem: Reprodução Radar

Junte-se ao canal Radar Magazine — MZ 🗞️📰 Notícias de Moçambique 🌐 (Índico News) no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VafrN6E8aKvAYGh38O2p
Postagem Anterior Próxima Postagem