A Embaixada dos Estados Unidos da América em Maputo apelou hoje para que o apuramento dos resultados das eleições gerais de 09 de outubro seja conduzido de forma "credível e transparente", em respeito à vontade expressa pelos eleitores moçambicanos. A mensagem da embaixada, publicada na sua conta oficial do Facebook, destacou o comportamento pacífico dos cidadãos durante o processo de votação e reforçou a necessidade de que o desfecho reflita fielmente os votos.
“A Embaixada dos EUA enaltece os cidadãos moçambicanos por exercerem pacificamente o seu direito de voto nas sétimas eleições gerais multipartidárias de Moçambique", dizia a nota, sublinhando ainda que os moçambicanos "merecem da CNE/STAE [Comissão Nacional de Eleições/Secretariado Técnico de Administração Eleitoral] um apuramento de resultados credível e transparente que respeite com precisão os seus direitos constitucionais de escolher os seus líderes”.
As eleições de 09 de outubro, que abrangeram a escolha do próximo Presidente da República, membros da Assembleia da República e governadores provinciais, têm sido objeto de contestação, com o candidato presidencial Venâncio Mondlane, do partido PODEMOS, a afirmar que houve fraude eleitoral. Mondlane contesta os resultados provisórios que dão vantagem ao candidato da FRELIMO, Daniel Chapo, com mais de 60% dos votos, e alega possuir dados divergentes obtidos das atas originais de votação.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) tem até 24 de outubro para anunciar os resultados oficiais, enquanto o Conselho Constitucional será responsável pela proclamação definitiva, após a análise de eventuais recursos. A Embaixada dos EUA, assim como outros observadores internacionais, reforça que a transparência no apuramento dos votos é essencial para garantir a confiança no processo democrático e na estabilidade política de Moçambique.
Este apelo surge num momento em que a tensão política aumenta, com protestos e questionamentos sobre a integridade do processo eleitoral.
Redação: Índico News – Radar Magazine MZ®||
Fonte: TV Sucesso|| Imagem: Arquivo Radar