Hoje, 23 de outubro, familiares, amigos e colegas despediram-se das vítimas de assassinato Elvino Dias e Paulo Guambe, em cerimónias fúnebres marcadas pela dor e pela lembrança de seus legados. O trágico fim de ambos, ocorridos em um ataque violento no dia 19 de outubro de 2024, em Maputo, deixa um rastro de luto e pedidos por justiça no país.
As cerimónias fúnebres de Elvino Dias, advogado e assessor político de Venâncio Mondlane, tiveram início com a retirada de seu corpo da Morgue do Hospital Central de Maputo às 8h45, sem velório no hospital. O velório foi realizado a partir das 10h00 na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Laulane, Maputo, onde amigos, familiares e figuras públicas prestaram as suas homenagens. O corpo de Elvino Dias será sepultado no Cemitério de Michafutene ainda hoje, onde familiares farão o último adeus.
Momentos das cerimónias fúnebres do advogado, Elvino Dias:
Mãe do Elvino Dias |
Em paralelo, a cerimônia fúnebre de Paulo Guambe, mandatário do partido PODEMOS e também vítima do ataque, aconteceu na capela do Hospital Central de Maputo, às 9h00. Após a cerimônia, o corpo de Paulo Guambe será transladado para Jangamo, na província de Inhambane, onde será enterrado no dia 24 de outubro. Considerado um herói por muitos, a despedida de Paulo Guambe foi marcada por um profundo sentimento de tristeza entre os presentes.
Momento da cerimônia fúnebre de Paulo Guambe, Docente (Argumentista, Produtor e Realizador ) |
Os dois homens, lembrados por sua coragem e compromisso com o país, foram assassinados em circunstâncias violentas que levantam questionamentos sobre a crescente insegurança política em Moçambique, especialmente após as eleições de 9 de outubro.