Ordem dos Advogados de Moçambique Processa o Estado por Agressão a Advogado em Niassa


A Ordem dos Advogados de Moçambique anunciou que irá processar o Estado moçambicano e agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) no distrito de Mecanhelas, província de Niassa. A decisão surge após a agressão física ao advogado Celso Mendonça Diogo, presidente do Conselho Provincial da Ordem dos Advogados em Niassa, enquanto defendia manifestantes detidos supostamente de forma ilegal.

Segundo comunicado da Ordem dos Advogados, assinado pelo Bastonário Carlos Martins, Celso Diogo foi agredido em 31 de outubro, quando realizava atividades profissionais, incluindo a averiguação de um incidente em 25 de outubro no qual seis manifestantes foram baleados e prestar assistência a detidos relacionados com as manifestações. Durante o processo de soltura desses manifestantes, o advogado tentou acalmar a situação, mas acabou interpelado por seis agentes da PRM, que o agrediram e o levaram ao Comando Distrital, onde as agressões continuaram.

A Ordem dos Advogados considera a ação uma grave violação dos direitos fundamentais e promete tomar medidas legais contra os responsáveis e o Estado moçambicano. A entidade enfatizou que ações de intimidação e violência contra advogados não serão toleradas, reafirmando o direito ao exercício da advocacia.

Redação: Índico News – Radar Magazine MZ®|| Fonte: O País|| Imagem: Inalcio Uamusse

Radar Junte-se ao canal “Radar Magazine — MZ 🗞️📰 Notícias de Moçambique 🌐 (Índico News)” no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VafrN6E8aKvAYGh38O2p 

 BUSCA POR ENTRETENIMENTO? 
Siga o canal “MZ | | Filmes & Séries 🍿🎦🎥” no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VajaXSHFCCoTnsFh7R0T
Postagem Anterior Próxima Postagem